Quando o assunto é a cadeia de produção de proteína animal, as exigências do mercado têm crescido cada vez mais e, no atual contexto, a sustentabilidade na indústria de proteína animal adquire uma importância significativa.
Neste cenário, por figurar entre os maiores produtores do mundo, frigoríficos brasileiros tem o compromisso de priorizar os fatores econômicos, sociais e ambientais, adquirindo o reconhecimento internacional como referência em sustentabilidade.
A sustentabilidade é fundamental no agronegócio atual, inclusive em frigoríficos
A sustentabilidade é um assunto que tem se tornado cada vez mais importante no agronegócio em todos setores. “Este é um dos setores mais impactantes na economia brasileira, que gera riquezas e desenvolvimento regional, produzindo e exportando alimentos. Por isso, estamos construindo uma indústria ainda mais madura, principalmente em questões ambientais, sociais e de governança”.
“As indústrias de carne estão cada vez mais investindo em melhorias com foco em sustentabilidade, e os produtores, elo base da cadeia de valor, estão cada vez mais envolvidos, participando de iniciativas, promovendo ações e tomado a frente no tema”.
Temos trabalhado para nos tornar uma empresa mais sustentável dia após dia, idealizando iniciativas que refletem nosso compromisso com as melhores práticas sociais, ambientais e de governança, com a sustentabilidade sendo um dos principais pilares em nosso modelo de gestão”.
Ações de sustentabilidade na indústria de proteína animal adotadas
A sustentabilidade é um conceito que está muito bem representado nos sistemas de produção agropecuário adotados no Brasil. Temos o plantio direto, uma pecuária baseada em pastagem e um código florestal moderno e com alta proteção ambiental em todas as regiões do Brasil.
“Os produtores brasileiros aumentaram radicalmente os indicadores de produtividade nos últimos anos, contribuindo para uma ocupação cada vez mais eficiente do território”.
Olhando para a sustentabilidade na indústria de proteína animal, ter maior controle e diversas soluções em frigoríficos, garantindo menor pegada ambiental no uso de água, tratamento de efluentes líquidos e gerenciamento de resíduos sólidos.
Mas, mesmo com a sustentabilidade na indústria de proteína animal, ressaltamos que o setor ainda apresenta alguns desafios. “O maior desafio do setor continua sendo o monitoramento socioambiental de todos os elos de produção da cadeia da carne e o desenvolvimento de meios para inserir os pequenos e médios produtores em sistemas produtivos mais eficientes”.
Ações multisetoriais que incluam iniciativa privada, instituições financeiras, sociedade civil organizada e governo, são indispensáveis para que o agronegócio brasileiro se mantenha competitivo internacionalmente e consiga atrair mais produtores de pequeno e médio porte, garantindo a produção de animais de maneira mais eficiente e rentável a todos os elos da cadeia de valor.
Mais respeito e dignidade: os benefícios da sustentabilidade
Sem dúvidas, o investimento em ações de sustentabilidade na indústria de proteína animal tem retorno certo. Mas engana-se que acredita que esse retorno é apenas financeiro. Há ganhos ainda mais importantes.
Para o especialista, o maior ganho é o fortalecimento de uma cultura mais solidária e cuidadosa na sociedade. “Essa cultura promove o respeito e dignidade às pessoas e ao meio ambiente, afinal, o conceito de sustentabilidade relaciona aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, para suprir as necessidades do presente sem afetar as próximas gerações”.
Ainda que a sustentabilidade na indústria de proteína animal envolve também o trabalho social, que implica diretamente no desenvolvimento da sociedade como um todo. Além disso, promover melhorias com foco em sustentabilidade é também uma forma de investir em uma área que eleva efetivamente a produtividade e a qualidade dos produtos.